terça-feira, 7 de junho de 2011

Mudanças pelo caminho

Posso dizer que esse sentimento que precede a mudança assusta e acua. Posso dizer que algumas mudanças traumatizam e marcam de uma forma que não saem mais, mas se tem algo que realmente deve ser dito é que elas são necessárias.
Quando você sai de casa e dá de cara com um mundo praticamente desconhecido, quando resolve aceitar aquela proposta de um relacionamento sério, quando se decide adotar um cachorro ou trocar de trabalho, você muda, ou melhor, você TEM que mudar.
Passa a ter controle do dinheiro e do cartão de crédito, organiza o tempo entre amigos e a pessoa querida, lida com ganidos durante as primeiras noites, se despede dos colegas do outro serviço e por aí vai, no final das contas você está crescendo.
E no caminho algumas coisas ficam para trás, o ursinho que dormia abraçado, a bicicleta, o primeiro namorado e alguns amigos que vão ficando pelo meio da estrada, talvez por não conseguirem seguir em frente ou por terem caminhos diferentes, não importa, temos que deixá-las ir, se não corremos o risco de ficar mal assombrados e nos depararmos com uma estrada que não é a nossa.
Minha mãe costumava a dizer que crescer dói, mas que não há nada melhor do que enfrentar tudo de cabeça erguida para que lá na frente você tenha orgulho de ser o que é.